Seguidores

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

FOTOS DA RODA DE LEITURA- PITUCHINHA





RODA DE LEITURA
LIVRO: PITUCHINHA
AUTOR: MARIETA LEITE

Eu cheguei na 4ª feira, e mostrei o que tinha em mãos(um envelope)e perguntei o que era aquilo que tinham deixado na nossa sala; alguns deles disseram que era uma cartinha,outros que era um desenho, e teve também os que disseram que era papel,rs.
Muito alegre eu expliquei que era uma carta mesmo, e de quem seria?Também surgiram várias suposições:
_ Da mamãe!
_ Do homem.
_ Minha!

Então eu li para eles a resenha que havia feito do livro citado acima: uma cartinha que o soldadinho de chumbo mandou, para convidá-los a lerem o livro:

Queridos amigos,
Eu sou o soldadinho de chumbo, eu moro em uma loja de brinquedos, e meu trabalho é
cuidar da segurança da loja . Um dia eu peguei no sono e de repente ... acordei com um
barulho! Fui logo verificar o que podia ser... mas todos os brinquedos pareciam estar
dormindo, principalmente aquelas bonecas danadas a Pituchinha, a Pom-Pom e a
Polichinelo. Estranhamente o pote de doces estava caído no chão... O que teria acontecido?
Sabem o que eu resolvi fazer? Querem saber? Então vamos combinar uma coisa? Leiam o
livro que vocês vão adorar descobrir o que foi o barulho, como o pote caiu no chão e o que eu
fiz para ficar sossegado.

Gostaram muito, e queriam que eu lesse o livro. Eu fiz suspense, e disse que iria procurar o livro.
Na roda da história de 5ª eles perguntaram sobre o livro, eu disse que não havia encontrado ainda.
Resolvemos fazer um registro por meio de desenho de como seriam os personagens da história, porque quando propus na aula de desenho, um desenho livre a maioria já disse:
_ Vou desenhar a boneca.
_ Vou desenhar o soldadinho.
_ Os brinquedos!
E hoje eu levei as 3 versões que eu consegui no curso Linguagem e Letramento e escolhi a de 1937 para fazermos a leitura do texto não verbal...eles fizeram a leitura de maneira que até me surpreendeu...somente não perceberam, que estava escuro por isso ela tropeçava nas caixas, e acharam que estavam correndo, pela posição das pernas e braços.Mas foi uma delícia.
Então entreguei as outras duas versões e em grupinhos que se formaram, cada um que estava com o livro em mãos, fazia a leitura para os coleguinhas.
Marquei para o dia seguinte a leitura do texto verbal. Gostaram muito e puderam fazer a checagem da leitura feita anteriormente.
Distribui também uns dedoches de EVA dos personagens, e eles ficaram encantados, fazendo os personagens falarem como no livro, um conversar com o outro. Muito bom o resultado:maior interesse, envolvimento, atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMEI SUA VISITA!!! DEIXE UM RECADINHO, UMA IDÉIA, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA !!! ASSIM FAREMOS JUNTAS (OS) UM ESPAÇO CADA VEZ MAIS INTERESANTE E GOSTOSO DE PARTICIPAR!!!